Observatório lança informativo com perfil dos negócios de impacto social fluminenses
Publicado em 06/05/2024
O estado do Rio de Janeiro sedia 387 negócios de impacto social e ambiental e 53 dinamizadores que investem e impulsionam empreendedores. Desses, a maioria está localizada nas cidades do Rio de Janeiro (236), Niterói (21), e Duque de Caxias (18). Na cidade do Rio, estes negócios estão dispostos de forma equilibrada entre as zonas do município: 23% na Zona Central. 25% na Zona Norte, 21% na Zona Oeste e 31% na Zona Sul. Esses e outros dados sobre o perfil desses negócios e dinamizadoras, dispostas em 33 dos 92 municípios do Rio, estão disponíveis na primeira edição do informativo do Observatório dos Negócios e Impacto Social e Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, que compilou os principais destaques já visíveis a todos que consultam o site do Rio de Impacto.
O Observatório dos Negócios de Impacto Social do Estado do Rio de Janeiro consiste em uma plataforma que traz o mapeamento georreferenciado dos negócios de impacto social (NIS) e das dinamizadoras fluminenses. Projetada para ganhar escala, essa plataforma permite que empreendedores e dinamizadoras possam se registrar a partir do preenchimento de um formulário disponível no site. O projeto é uma inciativa do ITESS/CEFET-RJ e do Rio de Impacto com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e parceria com o Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF).
“Esse mapeamento é um legado que deixamos para o estado do Rio de Janeiro. O ecossistema dos negócios de impacto socioambiental fluminense carecia desse instrumento. Ele servirá como uma bússola para o poder público projetar políticas que atendam esses negócios, além de ser um pontapé para que as dinamizadoras possam desenhar uma trilha de formação, a partir das suas expertises, que possa guiar os empreendedores em direção ao fortalecimento de seus negócios”, explica Geiza Rocha, coordenadora do movimento Rio de Impacto.
Segundo a diretora do Observatório, professora Inessa Salomão, do Cefet-RJ, o momento agora é o de acelerar a inscrição de mais empreendedores e dinamizadoras. “Com a plataforma pronta, eles podem preencher nosso questionário para que possamos entrar em contato, validar as informações e disponibilizá-las. Esse mapa é dinâmico e oferece uma série de informações valiosíssimas para quem atua no setor”, explica.
Sobre o Rio de Impacto
O Rio de Impacto é uma rede de apoio aos NIS do Estado do Rio de Janeiro. Criado em 2016, reúne organizações intermediárias do Estado do Rio de Janeiro que facilitam e fomentam políticas de apoio aos NIS, conectam e apoiam a aproximação entre os protagonistas do ecossistema de impacto.